CURSO ESMESC

Depoimento Especial: Atualização e Aperfeiçoamento

O curso é destinado a profissionais já habilitados pela Coordenadoria Estadual da Infância e Juventude (CEIJ) e capacitados no curso de Entrevista Investigativa Aplicada ao Depoimento Especial, que tenham experiência na realização de depoimentos especiais em processos judiciais. Seu objetivo é atender à Resolução Conjunta GP/CGJ n. 2/2021 do TJSC, oferecendo a atualização necessária para a possível renovação da habilitação, conforme os requisitos de supervisão e aperfeiçoamento definidos pela CEIJ.

Duração

24 horas/aulas

Quando

8, 22 e 29 de novembro de 2025

Público

alunos que concluíram o curso de Entrevista Investigativa Aplicada ao Depoimento Especial

Metodologia

A orientação pedagógica do curso prioriza metodologias que desenvolvem as competências necessárias ao depoimento especial, promovendo a interdisciplinaridade e a integração entre teoria e prática na formação profissional.

Conteúdo
O ChatGPT disse:

O curso abrange revisão teórica e normativa sobre o depoimento especial, atualização de protocolos e ferramentas de comunicação, supervisão prática de entrevistas realizadas em processos judiciais, análise crítica das etapas do procedimento, além do estudo do Protocolo Brasileiro de Entrevista Forense e das técnicas consideradas inadequadas.

Conteúdo detalhado

Sábados: 8, 22 e 29 de novembro de 2025 das 9h às 13h e das 14h às 18h

• Apresentação, combinações gerais e contrato.
• Revisão e atualização dos fundamentos teórico-científicos dos protocolos de entrevista investigativa aplicados ao depoimento especial realizado no PJSC.
• Revisão e atualização das normativas que regulamentam o depoimento especial.
• Orientação e revisão sobre novas ferramentas de comunicação e sobre novos procedimentos para realização das etapas do depoimento especial.
• Supervisão de depoimentos especiais realizados pelos alunos em processos judiciais, com análise minuciosa de cada etapa realizada frente à metodologia adotada no procedimento (teoria e legislação).
• Protocolo de Entrevista utilizado no depoimento especial observando os marcos do Protocolo Brasileiro de Entrevista Forense.
• Técnicas e ações consideradas contraproducentes.
• Fechamento e avaliação.

Processo de supervisão

Formato das aulas

Cada participante deverá apresentar aos formadores, até 03/11, os seguintes documentos:

| Um processo judicial em que atuou como entrevistador em um depoimento especial.

| Indicar o número dos autos do processo judicial em que esteja o depoimento especial realizado pelo aluno, e com o devido termo de consentimento para uso em supervisão com a devida assinatura da vítima/testemunha, do responsável legal pela criança ou adolescente e do juiz que presidiu a audiência.

O depoimento especial indicado será utilizado nas aulas para a realização do procedimento de supervisão.

Valores

R$ 1.599,00 à vista ou 4x de R$ 399,75 no boleto

Carrinho de compras