Acesse o novo Portal do Aluno

 

Cursos

 

Público-Alvo: Ex-alunos e alunos da Esmesc

Objetivo: A Esmesc atenta à preparação do candidato para a carreira da magistratura, além dos módulos Conteúdos Jurídicos e Práticas Jurídicas, criou o Módulo Residência Judicial.

A duração do Módulo Residência Judicial é de 2 anos no exercício de práticas jurídicas, diretamente sob a orientação de magistrado, quer de primeiro grau, quer de segundo grau. Paralelamente a atividades realizadas em gabinete de magistrado orientador, será ofertado pela Esmesc, em convênio com a FURB, o curso de especialização em Gestão do Conhecimento na Magistratura, com carga horária de 360 horas, na modalidade EaD nos ambientes virtuais de aprendizagem da EaD Esmesc.

A proposta do curso de Pós-graduação é o de apresentar aos residentes judiciais possibilidades de gestão do conhecimento na magistratura, com recursos utilizados no dia a dia do Poder Judiciário, como os tecnológicos. Além disso, de oferecer oportunidade de discussão sobre temáticas atuais com uso de metodologias que possibilitam o conhecimento e aplicação das soluções no processo de desenvolvimento das produções em ambiente de aprendizagem teórico-prático, a partir de uma visão sistêmica e atualizada da magistratura. O curso visa a integração nas áreas de gestão, redação e tecnologias, o que proporciona melhorias nas soluções oferecidas na prática judicante e na formação dos residentes judiciais. O curso promove a formação do Residente Judicial no contexto do Poder Judiciário nas questões relacionadas ao direito e à gestão do conhecimento.

Investimento: Taxa de matrícula de R$ 336,00, mais 23 parcelas de R$ 336,00 (mensalidade referente ao curso ofertado em 24 meses).

Pré-Requisitos: O candidato deve estar devidamente matriculado no Módulo Conteúdos Jurídicos ou Práticas Jurídicas ou comprovar ter concluído com aprovação o(s) Módulo(s) Conteúdos Jurídicos ou Módulo I e/ou Práticas Jurídicas ou Módulo II da Esmesc ou os Níveis I e/ou II segundo o projeto pedagógico da Esmesc vigente até 2006/1; e ser aprovado e classificado na Prova de Ingresso.

+ Informações: O Módulo Residência Judicial do Curso de Preparação para a Magistratura se desenvolve por meio de atividades práticas, realizando no mínimo 04 (quatro) e no máximo 6 (seis) horas diárias de atividade nos dias úteis da semana, nos quatro semestres letivos, trabalhando com processos em tramitação no 1º ou 2º graus de jurisdição de Comarcas do Estado de Santa Catarina; realizando pesquisas jurídicas atinentes a esses processos; elaboração de relatórios para fundamentação de atos judiciais; minutas de informações, despachos e decisões; análise de petições, verificando-se a sua regularidade processual, a documentação e o fundamento jurídico do pedido; e outras atividades necessárias ao impulso dos processos judiciais, tendo como objetivo a primordial formação do Residente em atividade jurídica. O candidato aprovado poderá receber uma bolsa oriunda do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) e, obrigatoriamente, deve acessar o conteúdo do Módulo Residência Judicial por meio da plataforma da EaD Esmesc. A conclusão do período da atividade prática em gabinete, dará ao residente o direito de receber o respectivo Certificado emitido pela Academia Judicial do TJ-SC, e a conclusão das atividades da pós-graduação dará ao residente o direito de receber o certificado de especialização em Gestão do Conhecimento na Magistratura.

 

 

ESMESC - Escola Superior da Magistratura do Estado de Santa Catarina | 1986 - 2014
Rua dos Bambus, 116 - Itacorubi - Florianópolis/SC - 88034-570 - (48) 3231-3045