Acesse o novo Portal do Aluno

 

A Escola convida os seus estudantes dos Módulo Conteúdos Jurídicos e Módulo Práticas Jurídicas para conhecer as ideias propostas pelos professores e colaboradores no novo ambiente para estudos extras “Conteúdos e Práticas”, com textos, vídeos, exercícios e fóruns de interação para ampliar processo ensino-aprendizagem na Esmesc.

O espaço no ambiente virtual tem o objetivo de facilitar também a autoaprendizagem, de forma a incentivar a autonomia e a criatividade, apresentando soluções e ideias. Além de novos materiais, estão disponibilizados capítulos da Coleção Cadernos da ESMESC, gentilmente cedidos pelos autores, várias recordações em vídeos de eventos e outros que foram confeccionados e utilizados em 2019 no Laboratório da Residência Judicial. Salienta-se que o Lab. da Residência Judicial permanece com o Cronograma sem alterações.  

O objetivo do novo espaço "Conteúdos e Práticas” é o de orientar os estudantes para o desenvolvimento de hábitos que possibilitem aproveitamento do tempo destinado aos estudos, sendo o planejamento adotado a partir do uso de instrumentos e de procedimentos que facilitem o dia a dia na Escola e no contato com professores convidados. 

A ideia vinha sendo pensada pela direção da Escola nas pesquisas do Centro de Estudos da Esmesc, e neste momento peculiar da educação, os diretores sentiram ser excelente ferramenta para a concretização dos estudos extras. "O projeto ‘Conteúdos e Práticas’ iniciou faz certo tempo com a aula especial ‘Saber Estudar’, presencialmente, na Sede e determinadas Extensões. Agora, em 2020, estamos estruturando aos poucos o projeto para a modalidade a distância. Assim, conseguiremos estar mais em contato direto com os estudantes das diferentes regiões de nosso estado”, relata o professor Gabriel Henrique Collaço, coordenador de EaDe pesquisador do Centro de Estudos. 

COLEÇÃO CADERNOS DA ESMESC

A Coleção Cadernos da ESMESC, destinada aos estudantes da Escola, está com novas produções. Na aula magna de 2020 foi lançado o livro “Noções gerais de direito penal”, da juíza Andréia Regis Vaz, volume 6. O caderno “Tópicos de língua portuguesa e redação jurídica”, dos professores Ana Cláudia Collaço de Mello, Célia Maria da Silva e Gabriel Henrique Collaço, ganha a sua terceira edição. Para complementar obras na área da linguagem, professor Osvaci Amaro Venâncio Júnior criou o volume 7, “Boas práticas de redação jurídica”, com textos leves e descontraídos, em formatos de posts, com exemplos da língua padrão. A coordenadora-geral da Esmesc, Anne Elize da Silva, informa queno retorno das aulas, que permanecem suspensas na Escola, a equipe da secretaria e da biblioteca fará a logística de distribuição aos estudantes.

O volume 8 da Coleção Cadernos da ESMESC, “Tópicos de direito empresarial”, está na gráfica da editora EMais e é de autoria do professor Moacir José Serpa. No prelo estão duas obras, volume 9 e volume 10, da professora Patrícia Fontanella, “Aspectos destacados de direito de família” e “Aspectos destacados de direito das sucessões”, os quais devem ser lançados até junho de 2020. 

E a coleção não para. O professor Mauro Antônio Prezotto fez a atualização da obra “Tópicos de direito eleitoral”, volume 5. Está em fase de revisão ortográfica o livro do professor Daniel Deggau Bastos, volume 11, “Tópicos selecionados de direito do consumidor”. Professora Gisele Rodrigues Martins Goedert iniciou a escrita da parte geral de direito civil, projeto aprovado para execução no segundo semestre de 2020.

O grupo do Centro de Estudos da Esmesc traz novidades de publicação. Os professores Gabriel Henrique Collaço e Wagner Alves Maciel produzem a obra “Saber estudar” e os conteúdos da plataforma virtual de aprendizagem. Collaço também redige em parceria com a professora Tatyane Barbosa Philippi o livro da área de metodologia da pesquisa para a atualização da matéria de ensino da Esmesc Virtual.  

E mais produções estão sinalizadas. A fonoaudióloga e professora Giovana Caporal Menegotto lidera o grupo de produção do caderno "Preparação à prova oral”. Juliana Ribeiro Goulart, Jéssica Gonçalves e a juíza Quitéria Tamanini Vieria Péres aceitaram o convite para composição do grupo de produção da obra “Mediação e Conciliação". Ainda, está em fase de atualização o volume 4, sobre o "Estatuto da Criança e do Adolescente", do professor Enio Gentil Vieira Júnior, e as tratativas com o professor Rogério Duarte da Silva para a criação da obra de direito constitucional. 

Os volumes 1 e 3 da Coleção estão na segunda edição e são de autoria dos professores Luiz Gustavo Lovato e José Sérgio da Silva Cristóvam, de direito processual civil e de direito administrativo, respectivamente. 

Segundo o diretor-geral, juiz Rudson Marcos, os projetos da Esmesc visam agregar pensamentos de constante formação dos estudantes e professores, pois a Escola precisa produzir o protagonismo dos seus atores acadêmicos-científicos”.

REVISTA DA ESMESC 2020

 A Revista da ESMESC está com chamada pública de artigos para a edição v. 27, n. 33, até o dia 30 de maio de 2020. Por meio dos artigos, a Revista apresenta as reflexões das mais variadas temáticas relacionadas ao Direto. Para saber mais, você deve acessar a revista eletrônica para conhecer as normas de publicação.

 

ESMESC - Escola Superior da Magistratura do Estado de Santa Catarina | 1986 - 2014
Rua dos Bambus, 116 - Itacorubi - Florianópolis/SC - 88034-570 - (48) 3231-3045