Pesquisar no site
Acesse o novo Portal do Aluno

 

Cursos

 

Público-Alvo: Ex-alunos e alunos da Esmesc  

Objetivo: A Esmesc, atenta à melhor preparação do candidato à carreira da magistratura, além dos módulos I e II, criou o Módulo III, que se desdobra em RESIDÊNCIA JUDICIAL 1 e RESIDÊNCIA JUDICIAL 2.

Tanto em uma quanto em outra, a duração do programa é de 2 anos no exercício de práticas jurídicas, diretamente sob a orientação de magistrado, quer de primeiro, quer de segundo graus. Paralelamente a essas atividades jurisdicionais, a Escola reserva para si a responsabilidade de motivar os residentes à continuidade dos estudos relativos às diferentes matérias que são objeto de concurso. Esse estudo se realiza no ambiente virtual, denominado Laboratório da Residência Judicial, com o seguinte propósito:

a) Ofertar ao residente o material didático e o eventual acompanhamento docente para que permaneça conectado e motivado na fixação e no aprofundamento dos conteúdos de matérias específicas de concursos.

b) Disponibilizar no laboratório múltiplas ferramentas para leitura, para resolução de exercícios e para acesso a vídeos e links sobre os mais diversos assuntos.

c) Criar oportunidade para a interação e interlocução entre os residentes, que vivem em diversas regiões de SC e que atuam em diferentes áreas de jurisdição. Essa troca de experiências deve ser vista como importante fase do aprendizado e desenvolvimento de valores, não apenas individuais, mas também para aprender a trabalhar em equipe.  

Investimento: Taxa de inscrição de R$ 110,00, mais 24 parcelas de R$ 255,00 (mensalidade referente ao curso ofertado em 24 meses).  

Pré-Requisitos: O candidato deve estar devidamente matriculado no Módulo I ou II ou comprovar ter concluído com aprovação o(s) Módulo(s) I e/ou II da ESMESC ou os Níveis I e/ou II segundo o projeto pedagógico da ESMESC vigente até 2006/1; e ser aprovado e classificado na Prova de Ingresso.

+ Informações: O Módulo III - Residência Judicial (1 e 2) do Curso de Preparação para o Concurso à Magistratura se desenvolve por meio de atividades práticas, realizando no mínimo 04 (quatro) e no máximo 06 (seis) horas diárias de atividade nos dias úteis da semana, nos quatro semestres letivos, trabalhando com processos em tramitação no 1º ou 2º grau de jurisdição de Comarcas do Estado de Santa Catarina; realizando pesquisas jurídicas atinentes a esses processos; elaboração de relatórios para fundamentação de atos judiciais; minutas de informações, despachos e decisões; análise de petições, verificando-se a sua regularidade processual, a documentação e o fundamento jurídico do pedido; e outras atividades necessárias ao impulso dos processos judiciais, tendo como objetivo primordial o treinamento do Residente em atividade jurídica. A conclusão do período da atividade prática em gabinete, dará ao residente o direito de receber o respectivo Certificado emitido pela Academia Judicial do TJ-SC.

Concomitantemente à atividade jurisdicional o residente disporá do ambiente virtual – o laboratório, destinado ao estudo individual e colaborativo. Os conteúdos disponibilizados nesse espaço serão cobrados, semestralmente, por meio de simulados. O certificado de conclusão das atividades do laboratório da Residência Judicial será concedido ao estudante que obtiver "aprovação".  

 

ESMESC - Escola Superior da Magistratura do Estado de Santa Catarina | 1986 - 2014
Rua dos Bambus, 116 - Itacorubi - Florianópolis/SC - 88034-570 - (48) 3231-3045